sexta-feira, 26 de outubro de 2007

O Zen do Caminho Aberto



RETIRO de meditação ZEN (sesshin - um sesshin é um período intensivo de meditação em silêncio - este sesshin é aberto a todos, principiantes ou não.)

Professor: Shingan Francis Chauvet. Francis Chauvet nasceu em Reims em 1958. Entre 1978 e 1985, efectuou várias estadias prolongadas na Índia e no Nepal, durante as quais entrou em contacto com o Dharma. Praticou meditação sob a orientação de Christopher Titmuss e Goenka. Em 1985 conheceu o mestre Zen Hôgen Yamahata, durante um retiro na Gaia House, em Inglaterra. Começou então a estudar com Hôgen e colaborou na edição dos seus ensinamentos escritos. De volta a França, estudou com Thich Nhat Hanh durante seis anos, tornando-se um dos seus tradutores. Passou dois anos na comunidade Village des Pruniers na Dordogne. Em 1991, visitou Jiko An, o centro que Hôgen tinha acabado de fundar nas montanhas do sul de Espanha, e desde então aí ficou a residir. Em 1994, Hôgen nomeou-o director do centro e autorizou-o a partilhar a sua prática e a orientar retiros. (Francis Chauvet vai falar em espanhol)

"A base mais importante do nosso sesshin não são as regras, mas o silêncio. Normalmente estamos demasiado repletos de ruídos (os nossos pensamentos, ideias e lógica). Podemos desperdiçar facilmente a nossa vida, ao segui-los e perdendo-nos neles. Voltar ao silêncio, conscientes da nossa posição sentada original é, contudo, a nossa tarefa. Estejamos conscientes e em paz, façamos o que fizermos ou estejamos onde estejamos. Façamos simplesmente uma coisa a cada momento, com a totalidade do cosmos. Nada mais." Hôgen

Local: Centro de Retiros Paula Frassinetti, R. do Colégio do Sardão - 4430–361 OLIVEIRA DO DOURO V. N. Gaia
Datas: de 9 (início sexta-feira - 19h) a 11 de Novembro 2007 (despedida domingo, pelas 17h)
Custo: inscrição: €10 + alojamento e refeições: €50 + dana (oferta ao professor)
Informações e inscrições: ubporto@gmail.com

Ler directrizes (texto mais completo em espanhol) aqui.

sábado, 13 de outubro de 2007

Já está à venda


"Mente Zen, Mente de Principiante nasceu de uma série de palestras que o mestre Shunryu Suzuki deu a um pequeno grupo de praticantes em Los Altos, Califórnia. É uma aproximação informal ao Zen, firmemente ancorada no momento presente e na realidade quotidiana. Aborda a postura e a respiração, a atitude e compreensão necessárias à prática Zen. Mas também alguns conceitos abstractos, como a não dualidade, o vazio e a iluminação.

Mente Zen, Mente de Principiante é talvez o mais relevante livro sobre Zen do século XX. Traduzido em praticamente todo Ocidente, conhece agora a primeira edição portuguesa. Ao lê-lo começamos a compreender o que é verdadeiramente o Zen.

E, mais importante ainda, começamos a perceber que é possível sermos livres."

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Processo Big Mind


O Processo Big Mind, desenvolvido por Genpo Roshi, um dos grandes mestres Zen ocidentais, vai ser apresentado em Lisboa, em Maio de 2008. Actualização das informações no blog http://bigmind-pt.blogspot.com/

Mudras

Há sempre curiosidade quanto ao simbolismo dos mudras, os gestos representados na arte sagrada budista. Aqui está um artigo sobre mudras num site de referência!

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

terça-feira, 2 de outubro de 2007


"I was searching for something,
And then I find it!
Now I'm trying to understand.... "