domingo, 20 de maio de 2007

O Segredo e o Trabalho


Ainda não vi "The Secret", apenas foi referido pela Tsering da última vez que ela cá esteve. Entretanto estou a ler o livro de Byron Katie A Thousand Names for Joy. Descobri entretanto que Byron tem um blog, e num dos últimos artigos ela faz a distinção entre a técnica do "Segredo" e a do "Trabalho" (O Trabalho é o nome do processo de auto-investigação que Byron Katie ensina).
O Segredo: “Podes controlar os teus pensamentos.”
O Trabalho: “Não és o pensador. Não é possível suprimir os pensamentos negativos. Mas quando os questionas, eles largam-te.”
A resposta dela é tão espantosamente clara e simples, não é? :) Outro ponto:
O Segredo: “Podes manifestar os pensamentos positivos enquanto realidade.”
O Trabalho: “A realidade já é o melhor a manifestar-se. Quando realizas isto, és livre."
(na verdade, ela diz "you’re home free" o que é uma forma muito budista de se exprimir :) Também adoro um episódio que ela conta em que encontra amigos que não via há muito tempo e que lhe perguntam pela mãe. Ela responde: "Está óptima. Morreu." Claro que os amigos se sentiram desconfortáveis. Mas eu percebo-a muito bem. Há algum tempo recebi uma chamada em que alguém obviamente pesaroso me comunicava a morte de uma amigo. Não tive coragem de o dizer alto, mas o meu primeiro pensamento foi: "fantástico! que bom! agora o P. vai poder seguir viagem!"
Repousemos na frescura inalterada do momento presente. Mathieu Ricard
Muito Zen, não é? :)

Sem comentários: